História

Instituição

No dia 1 de Janeiro do ano de 1877 nasceu, no Porto, a Sociedade Fúnebre Familiar de Beneficência.

Em Maio de 1904, o Rei D. Carlos I concedeu-lhe o Alvará Régio, com a denominação de Sociedade de Beneficência Fúnebre Familiar - Associação de Socorros Mútuos. Foram ainda aprovados os seus Estatutos com catorze capítulos e cinquenta e cinco artigos.

Em Setembro de 1904, a Associação muda a sua Sede Social para Rua Formosa n.º 325, no Porto, onde se tem mantido até à presente data.

Em 1905, a Associação federou-se com outras associações mutualistas, constituindo a Liga das Associações de Socorro Mútuo do Porto, com o objetivo de prestar serviços clínicos e assistência médica e medicamentosa aos seus associados e familiares.

Também por Alvará Régio de 24 de Agosto de 1905, foi aprovado o Estatuto da Caixa Económica do Porto, anexa á Sociedade de Beneficência Fúnebre Familiar - Associação de Socorro Mútuos, com o objetivo de aceitar o depósito de capitais com vencimento de juros e de conceder empréstimos aos associados e público em geral.

No dia 28 de Agosto de 1915, o Presidente da República Portuguesa, Teófilo Braga, aprovou a substituição dos Estatutos com doze capítulos e oitenta e dois artigos.

A 27 de Novembro de 1961, foi atribuído o Alvará e a Associação passou a denominar-se A BENEFICÊNCIA FAMILIAR - Associação de Socorros Mútuos. Foram aprovados os novos Estatutos.

Em 1 de Janeiro de 1993, a Associação realizou profundas obras de restauro na Sede Social e nos seus Serviços. Foram criados o logótipo e a Bandeira da Associação, baseados no Código das Associações Mutualismos. Os Estatutos da Associação foram reformulados com o objetivo de dotar a Associação com Modalidades de Previdência.

Em 17 de Janeiro de 1997, a Câmara Municipal do Porto agraciou, por unanimidade, a A BENEFICÊNCIA FAMILIAR - Associação de Socorros Mútuos com a MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO - GRAU OURO, em reconhecimento pelos relevantes Serviços Sociais prestados à população da Cidade do Porto.

Nas Comemorações do 120º Aniversário, em 1997, foi inaugurada a Secção Funerária da Associação, com serviço de armador permanente, a preços mutualistas e destinada aos seus associados e aos associados das restantes Associações Mutualistas protocoladas.

Este ano, a nossa Associação faz 140 anos. Após o hastear da bandeira, no início do ano, outros eventos e atividades têm decorrido em 2017, para assinalar devidamente a data festiva.

E, porque parar é morrer, estamos a trabalhar afincadamente para iniciar as obras de reabilitação da nova sede: será um moderno edifício, a poucos metros da nossa sede atual, para garantir as melhores condições no apoio aos nossos associados.